3 apps imperdíveis para quem gosta de arte

Se, há alguns anos, a arte parecia algo distante da realidade de grande parte das pessoas, a tecnologia certamente ajudou a mudar esse cenário. Hoje, não é mais preciso viajar para encontrar as obras mais conhecidas da história. Assim como as informações sobre artistas e movimentos artísticos, os quadros e esculturas também podem estar a apenas um clique de distância. A seguir, indicamos três apps que têm tudo para deixar sua relação com esse universo ainda mais estreita:

Artikin

Lançada neste ano, a Artikin é uma plataforma de curadoria e criação de conteúdo especializado em arte. Ela tem duas vertentes: um app gratuito, que mostra as exposições em cartaz na cidade e disponibiliza um guia cultural que organiza a agenda de arte em contagem regressiva. Assim, as exposições que estão prestes a sair de cartaz ficam no topo da lista do usuário. O aplicativo ainda oferece um mapa digital, indicando as mostras que estiverem mais próximas à sua localização.

A segunda vertente do projeto é um canal no Youtube que reúne aulas sobre conceitos da história da arte, além de reflexões sobre obras contemporâneas. Aqui você pode baixar o app para iOS.

artikin

Magnus

O app Magnus é, como os próprios criadores definem, o Shazam da arte. Assim como este último faz com a música, identificando artista, título e muito mais ao ouvir apenas um trecho de qualquer canção, o Magnus encontra informações sobre obras de arte do mundo todo – basta tirar uma foto.

As funções do aplicativo ainda incluem: mostrar os preços dos quadros e esculturas, histórias de galerias e museus, e ainda um mapa com as feiras e exposições mais próximas. Por enquanto, a plataforma só está disponível em Nova York, Berlim e Londres – então, se for viajar em breve, aproveite para baixar!

magnus

Google Arts & Culture

Arts & Culture é o mais recente projeto do Google, disponibilizando coleções e mostras de mais de 850 museus ao redor do mundo. Por meio do app, é possível também dar um zoom super detalhado nas obras, salvar e compartilhar seus quadros favoritos e ainda fazer um tour em 360o pelos museus, com a mesma tecnologia disponível no Google Street View.

Com ele, você pode ainda explorar a arte por cores, período ou movimento artístico, além de acompanhar a evolução do trabalho de determinado artista. Seja um passeio pela cena contemporânea de Roma ou uma viagem no tempo para explorar os templos gregos: agora tudo isso é possível com o Google Arts & Culture. O app está disponível para iOS e para Android.

GAEC


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *