Um artista de muitas facetas

David Bowie faleceu no dia 10/01/2016 e não podíamos deixar de prestar homenagem a esse astro, que mudou tanto o universo musical quanto o da moda. Bowie era cantor, ator, compositor e produtor musical, mas foi como “Camaleão do Rock” que ele ficou conhecido no meio.

O apelido não é apenas pelo visual moderno e de vanguarda, mas, também, pelo estilo musical adaptável às tendências e novidades que despontavam. E essa característica se manteve até o fim da sua carreira, já que o seu último disco (Blackstar), lançado dois dias antes do seu falecimento, tem influências de Jazz, música oriental e do rapper Kendrick Lamar.

Londrino, sempre se alimentou das mais diversas influências e emplacou sucessos durante toda a vida. Seu primeiro hit, Space Oddity, foi utilizado pela BBC como trilha para a cobertura da chegada do homem à lua. Mas ele traçou voos tão altos quanto esse durante toda a sua carreira, ao ponto de ser reconhecido, em 2006, como um dos 5 maiores ícones vivos da Grã-Bretanha.

Sua carreira no cinema vai além de seus sucessos entre as trilhas sonoras e inclui de um papel como alienígena até a participação em um filme do grande diretor Martin Scorcese. Ele ainda dublou um personagem no desenho Bob Esponja, atuou com Hugh Jackman e Scarlet Johansson e fez diversas pontas em filmes de grande sucesso como: Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída.

No universo fashion, o cantor serviu de referência e ditou muitas tendências. A revista Vogue, por exemplo, já produziu alguns editoriais inspirados no estilo do astro. Ele também é responsável por traços do estilo conhecido como Glam Rock, com seu característico tapa olho e roupa de pirata.

RA-04-blog-imagem2-17_22_JAN

Outro exemplo de como ele inspirou a moda, é o fato de ele ter adotado no fim da década de 70 o que conheceríamos nos anos 90 como roupas minimalistas. Mas não para por aí, Bowie foi homenageado em 2015 com toda uma coleção da Dior, produzida pelo estilista Ralf Simons. Mas essas homenagens e inspirações vêm de muitos anos, já que em 2010 a Givenchy já havia apresentado uma releitura de um dos seus clássicos blazers.

Para exemplificar a influência dele no universo da moda, nada melhor do que dizer que em 2013 ele foi tema de uma exposição no museu Victoria e Albert, de Londres. Essa mostra é a mesma que passou pelo Brasil, e contava com mais de 300 roupas e muitos outros objetos que fizeram parte da carreira deste que talvez tenha sido o maior ícone da moda no Rock.

RA-04-blog-imagem1-17_22_JAN

Apesar de sempre usar roupas diferentes e questionadoras, nos últimos anos David Bowie adotou um estilo mais clássico, com muitos ternos pretos e padronagens sóbrias, mas isso não significa que ele não estava mais uma vez ditando o que vamos vestir daqui alguns anos. Basta esperar para ver. #playricardoalmeida


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *