Mondrian e sua arte chegam a São Paulo

Depois de descobrir o paraíso do automobilismo, nossa segunda dica é para quem deseja aproveitar o carnaval de forma “cult” sem sair de São Paulo. Se você gosta de arte e moda precisa colocar na agenda a exposição Mondrian e o Movimento de Stijl, que acabou de chegar no CCBB em São Paulo.

A exposição contém mais de 60 obras do movimento vanguarda Stijl (1917), que defendia o neoplasticismo e a utopia da harmonia universal de todas as artes. Das 60 obras, mais de 30 são assinadas pelo holândes Piet Mondrian, considerado o maior número de trabalhos do artista já exposto na América Latina. As demais pertencem a outros artistas e mostra como o neoplasticismo influenciou a arquitetura, a fotografia, o design e a tipografia.

Piet marcou a cena artística na década de 1910 e tem seu nome admirado na história cultura até hoje Na primeira parte da exposição que é totalmente focada no artista, é possível analisar toda sua evolução de estilo e influências nas obras que antecedem seu sucesso mundial.

RA-07-blog-imagem1-25_29_JAN RA-07-blog-imagem2-25_29_JAN

Piet Mondrian levou 30 anos até chegar a sua obra mais conhecida – composição com grande plano vermelho, amarelo, preto, cinza e azul – em 1921. Pintura que Yves Saint Laurent se apropriou como tema aspiracional de uma de suas criações. Mas ele influenciou outros nomes como: Diane Von Furstenberg, Moschino, Kara Ross e até a Nike, que em 2008 lançou o Dunk Mondrian.

RA-07-blog-header-25_29_JAN RA-07-blog-imagem3-25_29_JAN RA-07-blog-imagem4-25_29_JAN

Uma pena que todas essas criações não estejam reunidas em uma exposição para podermos olhar de pertinho como o movimento Stijl se aplicou na indústria têxtil. Enquanto nenhum curador providencia essa mostra, ficamos com suas obras e a análise profunda de cada linha.

Nos encontramos no CCBB, das 09 às 21 horas até o dia 04 de Abril. #playricardoalmeida


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *