Por que Inhotim deveria ser seu próximo destino

Dizer que Inhotim é a união de um jardim botânico com um museu de arte seria limitar a riqueza do lugar. Localizado a 60km de Belo Horizonte, na pequena cidade de Brumadinho, o endereço foi idealizado pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz ainda na década de 80, mas só foi oficialmente lançado e aberto ao público em 2006.

Inhotim tem hoje um dos acervos de arte contemporânea mais relevantes do mundo, além de reunir espécies botânicas raras em seu espaço. Mas não se engane: por lá, arte passa longe de quadros expostos em uma sala. São instalações, galerias interativas, conjuntos de esculturas… Entre os destaques, estão o jardim flutuante de Narcisos da artista Yayoi Kusama, com bolas de metal que refletem o ambiente; e o Magic Square #5, edificações coloridas ao ar livre que funcionam como áreas de convivência para os visitantes – e que rendem boas fotos!

yayoi

helio

Outra experiência interessante que o museu oferece é a de plantar palavras. Na Galeria Marilá Dardot, você pode escolher um vaso com sua letra preferida, escolher um tipo de semente, levá-lo ao jardim e plantar. Se você estiver com pouco tempo, também pode usar os vasinhos que já estirem espalhados por lá para formar a palavra que quiser.

marila

A galeria da artista Adriana Varejão é outro ponto imperdível de Inhotim, com instalações como a “Celacanto provoca maremoto” e a “Passarinhos – de Inhotim a Demini”, obras em que ela mistura fotografia, arquitetura e pintura de um jeito ímpar.

adrianavarejao

Como o museu tem 140 hectares de área visitável, o ideal é separar dois dias inteiros para explorá-lo. Se você estiver em Belo Horizonte, o tempo médio de viagem de carro é 1h30, e o estacionamento de Inhotim é gratuito. Caso você tenha vindo de avião, pode alugar um carro ou pegar um táxi até lá – são cerca de 2h do Aeroporto de Confins até o parque, ou 1h30 partindo do Aeroporto da Pampulha. Você também pode ir de ônibus com a empresa Saritur, que tem uma linha saindo da Rodoviária de Belo Horizonte.

O museu funciona de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30; e sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. Aqui você confere os valores dos ingressos e mais informações sobre o local, mas já adiantamos que, às quartas, a entrada é gratuita.

Se seu roteiro contemplar só um dia de visita, você pode alugar um carrinho de golfe disponível por lá, com rotas pré-determinadas que não cobrem o parque todo, mas são de muita ajuda especialmente nas subidas e caminhos mais longos. Seja como for, não deixe de visitar Inhotim e conhecer cada um de seus cantos cheios de boas surpresas.

jardim

Fotos: divulgação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *