A nova cena de jazz de São Paulo: 5 lugares que você precisa conhecer

O jazz vive um momento de glória em São Paulo. Originário das comunidades negras de Nova Orleans, nos Estados Unidos, entre os anos de 1910 e 1920, o estilo musical logo se espalhou pelo mundo, dando origem a vertentes variadas do som. Nos bares da capital, djs, bandas e produtores de peso vêm renovando a cena e trazendo elementos contemporâneos, com influências de música brasileira e latina. Abaixo, conheça 5 redutos para ouvir o que há de mais novo e relevante no cenário jazzy paulistano, em qualquer dia da semana.

JAZZ IT UP – BAR DE CIMA

Localizado no 3º e 4º andares do Chez Oscar, prédio-escultura da Oscar Freire, o Bar de Cima é uma atração por si só. O ambiente envidraçado – com vista privilegiada para os Jardins – chama atenção pela decoração orgânico-industrial e pela cartela de drinks impecável. Como se não bastante, o espaço abriga, às quartas-feiras, uma das noites de jazz mais bacanas da atualidade.

Idealizado pelo DJ e produtor Alex Trusty, e com curadoria de Thiago Duar (Afrobombas/ Guizado), o Jazz It Up tem a proposta de apresentar os melhores músicos de jazz nacionais e internacionais, em um ambiente único, com um formato inusitado.

A atmosfera é experimental e exclusiva. Cosmopolita, Toró, Otis Trio, Ricardo Castellanos e Chico Willcox foram alguns dos nomes que já se apresentaram por lá.

ricardo-almeida-jazz-it-up-01Serviço: Jazz it Up // Quartas-feiras, a partir das 21h
Bar de Cima: Rua Oscar Freire, 1128
Página no Facebook: http://bit.ly/2fzEmCB

JAZZROME – CLUB JEROME

O Jazzrome acaba de sair do forno. Inaugurado em outubro deste ano, o projeto quinzenal é um dos destaques do Club Jerome, nova casa noturna dos promoters Cacá Ribeiro e Rodrigo Mussolino, localizada em Higienópolis.

A noite, que acontece às segundas-feiras, explora o jazz, suas vertentes e fusões. O DJ Dubstrong comanda os toca-discos, sob a curadoria de Beto Montag.

ricardo-almeida-jazz-02Serviço: Jazzrome // Quinzenalmente, às segundas-feiras, a partir das 22h
Club Jerome: Rua Mato Grosso, 398
Página no Facebook: http://bit.ly/2fzDtd3

DEEP JAZZ – SARAU FUSION CUISINE

Deepjazz, nujazz, souljazz e deepfunk são algumas das vertentes que permeiam o novo projeto semanal do Sarau com as melhores bandas de jazz da cidade, todas as terças-feiras.

ricardo-almeida-jazz-03Serviço: Deep Jazz // Segundas-feiras, a partir das 20h
Sarau Fusion Cuisine: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4764

JAZZ NOS FUNDOS

Já consagrado, o Jazz nos Fundos traz para a cidade a atmosfera dos “speakeasis”, bares escondidos que se multiplicaram nos EUA logo depois da implementação da Lei Seca, nos anos 1920, onde as pessoas escutavam jazz e bebiam o álcool ilegal.

Localizada nos fundos de um estacionamento, a casa abre às quintas, sextas e sábados, sempre com ótimos espetáculos ao vivo. Entrando no clima de local escondido, a decoração do espaço é praticamente toda feita com materiais reciclados e sucatas, de forma autêntica e sutil. E na entrada, uma pequena galeria de arte traz exposições mensais de jovens artistas.

ricardo-almeida-jazz-04Serviço: Jazz nos Fundos // Sextas, sábados e domingos, a partir das 20h
Rua Cardeal Arcoverde, 742
Site oficial: http://bit.ly/2eJc9YW

CASA DE FRANCISCA

Pequena e aconchegante, a Casa de Francisca comporta apenas 44 pessoas, que devem reservar suas entradas com antecedência para curtir os shows de música brasileira.

A programação conta, eventualmente, com boas apresentações de bandas de jazz. Para saber o que vai rolar a cada semana, basta se cadastrar no site oficial.

ricardo-almeida-jazz-05Serviço: Casa de Francisca // Rua José Maria Lisboa, 190
Site oficial: http://www.casadefrancisca.art.br/index.html

#playricardoalmeida


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *