Frida Kalho chega ao Brasil

De 27 de setembro a 10 de janeiro, São Paulo recebe a megaexposição “Frida Kahlo – conexões entre mulheres surrealistas no México”. A mostra desembarca no Instituto Tomie Ohtake com obras de 16 artistas.

A curadoria foi focada em mulheres nascidas ou radicadas no México e que protagonizaram, ao lado de Frida Kahlo, grandes produções surrealistas. Das cem obras confirmadas, 33 são de autorias da própria Frida – uma grande amostragem, já que ao longo de sua vida a artista pintou somente 143 quadros.

A exposição também vai passar pela Caixa Cultural do Rio (de 2 de fevereiro a 27 de março) e na Caixa Cultural de Brasília (de 12 de abril a 12 de junho).

RA-05-blog-imagem3-28_02_SET

Sobre Frida Kalho

Frida Kahlo cresceu rodeada de mulheres e, com seis anos de idade, contraiu poliomielite – a primeira de uma série de enfermidades que sofreu ao longo da vida. A doença deixou sua perna direita mais curta que a esquerda, o que a fez usar longas e exóticas saias, que futuramente se tornaram uma de suas principais caraterísticas.

Aos 18 anos, sofreu um grave acidente. O bonde, no qual viajada com seu noivo, chocou-se com um trem. Frida ficou meses entre a vida e a morte, e foi durante o longo tratamento que começou a pintar – dando início a sua carreira como artista.

Frida ficou famosa pelos autorretratos, paisagens mortas e cenas imaginárias, com influência da arte folclórica mexicana. Todas as obras tinham sua própria vida como tema e, mostrava seus problemas, cotidiano, temores e amores.

Ela foi a primeira latino-americana a vender um quadro por 1 milhão de dólares, e também expôs seus trabalhos em galerias dos Estados Unidos e França.

Em 13 de julho de 1954, morreu vítima de uma broncopneumonia. As cinzas estão expostas em sua antiga casa, onde atualmente é o Museu Frida Kahlo.

RA-05-blog-imagem4-28_02_SET

Hoje, além de ser um dos maiores símbolos da cultura pop, é também uma referência para o universo da moda, tendo estampado em 2012, quase 60 anos depois de sua morte, uma das capas da Vogue México.

Não deixei de visitar essa que promete ser uma das melhores exposições do ano. #playricardoalmeida

RA-05-blog-imagem1-28_02_SET


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *