Ricardo Almeida Feminino: laços e babados nada frágeis

Laços e babados são, constantemente, ligados a visuais ultrafemininos. Essa convenção vem desde o século XIX, com o surgimento do período romântico. Naquela época, o ideal feminino era de fragilidade e delicadeza, com mulheres moldadas para atuar como “damas da sociedade”. As saias eram volumosas e bem armadas, ornamentadas com laços e babados opulentos.

No início do último século, o mundo passou por grandes transformações culturais e a moda não ficou para trás. As mulheres ganharam mais autonomia e liberdade, se livraram dos espartilhos e conquistaram direitos que antes eram privilégios masculinos. As roupas se tornaram mais leves e práticas, adaptadas para uma nova vida, graças a estilistas como Coco Chanel.

Nos anos 1950, houve o resgate do que se entende por feminilidade com o New Look de Christian Dior e suas saias rodadas. E como a moda segue em constante processo de oposição e reafirmação, tivemos novamente a ascensão de um estilo mais “boyish” nos anos 1960, com a criação do smoking feminino por Yves Saint Laurent.

yves-saint-laurent-smoking-new-look-dior

À esq., o smoking feminino de Yves Saint Laurent; à dir., o New Look de Christian Dior

Esse breve resumo da história da moda feminina recente é importante para compreendermos como, ainda hoje, entende-se poder e feminilidade como características que se antagonizam. Ou se é feminina, ou se é poderosa.

Para desmistificar essa ideia, mostramos abaixo como adereços tidos como femininos, a exemplo dos laços e babados, podem aparecer na produção como acessórios de poder.

ALFAIATARIA + BABADOS

A alfaiataria – inspirada no guarda-roupa masculino – é suavizada com a presença dos babados. Os tons claros também ajudam a passar uma imagem mais leve, e ainda assim poderosa.

for-special-ladies-ricardo-almeida-lacos-babados-como-usar-02

CORES VIBRANTES

Tons mais quentes contrastam com as tonalidades da alfaiataria tradicional. Os laços em laranja e azul escuro, por exemplo, equilibram força e delicadeza nos looks do dia a dia e funcionam como elementos marcantes.

for-special-ladies-ricardo-almeida-lacos-babados-como-usar-03

LOOK DE TRABALHO COM BOSSA

Superelegante, a saia lápis é bastante associada ao look de trabalho, já que foi criada para ser usada, sobretudo, com terninho. Aqui, a dica é fazer uso de blusas com laços e babados para dar leveza e bossa ao visual.

for-special-ladies-ricardo-almeida-lacos-babados-como-usar-04

Encontre as peças da linha Ricardo Almeida Feminino na nossa flagship Bela Cintra e no Shopping Iguatemi, em São Paulo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *