Born to be wild

Um ícone. Um símbolo de potência. Essas são apenas algumas definições para o Chevrolet Camaro, veículo lançado originalmente na década de 1960. O Camaro é um autêntico muscle car e desde o começo rivaliza com outro veículo clássico, o Mustang.

Apesar do lançamento em 1966, o primeiro modelo foi chamado de Camaro 67 e tinha motores V8 ou seis cilindros em linha. Ao longo dos anos o carro passou por várias mudanças, inclusive no conceito estético.

Nos anos 1970 lançaram a segunda geração do Camaro, que se tornou um carro totalmente novo, mais robusto e com melhor dirigibilidade, ou como os americanos diriam: “A Driver’s Car”.

Já a terceira geração foi lançada em 1981, mais uma vez com o visual completamente renovado. Ele perde a frente com grandes entradas de ar e detalhes prateados e passa a ter um aspecto mais “manso”.

Em 1993, a Chevrolet lançou a 4ª geração do veículo e este, sem dúvidas foi o modelo que mais se distanciou de um verdadeiro Muscle Car. Com “cara de coupé”, ele foi fabricado até 2003 e contou com modelos conversíveis. Seu fracasso em vendas foi o responsável por um hiato na produção deste ícone.

Atualmente, a empresa comercializa a quinta geração deste clássico. Apesar da alta tecnologia presente neste modelo, ele voltou a ter traços que remetem aos primeiros modelos e ao seu legado no setor automobilístico.

RA-04-blog_09_12_MAIO

Uma prova desse poder e da relevância do Camaro para o cenário automobilístico foi que, em 1967, o Camaro “recém nascido” já foi eleito o Pace Car oficial das 500 milhas de Indianápolis, uma honra que muitos ícones do automobilismo não tiveram.

camaro2

A relevância se mantém até os dias de hoje, inclusive na telona, com o filme Transformers. O Bumblebee é, inicialmente, um Camaro 67 amarelo que depois muda de corpo para um modelo mais recente (5ª geração). Este com certeza é o “Autobot” mais famoso da franquia de filmes.

camaro4

Mas nem todas essas mudanças e evoluções impediram que ele se tornasse um dos automóveis mais desejados pelos amantes de carros desde o seu lançamento.

Um belo exemplo disso é a relação do estilista Ricardo Almeida, um entusiasta de carros e motos com seu Camaro 67. Este, sem dúvidas, é um carro muito especial para ele já, que este ícone está presente no universo da marca de diversas formas.

A paixão por carros é tamanha. E em 2007, Ricardo levou o seu Camaro para integrar a passarela da SPFW. No desfile, os modelos simulavam estar em uma oficina de customização de carros.

RA-04-blog2_09_12_MAIO

Mas não foi a primeira vez que um grande carro foi utilizado pelo estilista nas suas produções para a marca. Em 2006, ele usou um Pontiac GTO, também de sua coleção, na produção da campanha de inverno da marca. Esses são bons exemplos que provam como os carros são uma verdadeira paixão para o estilista.

RA-04-blog3_09_12_MAIO

O Camaro 67 não é uma novidade para os amantes de carros, mas se você não é muito ligado ao assunto, conhecer este clássico pode mudar completamente sua opinião. #playricardoalmeida


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *