5 filmes não hollywoodianos para assistir no fim de semana

Na busca pelo que assistir em nossos momentos livres, muitas vezes, pela facilidade, optamos pelos filmes blockbuster e pelas séries do momento, que estejam fazendo mais sucesso entre o grande público. Com isso, acabamos deixando de lado ótimas produções do cinema, que vão muito além do circuito hollywoodiano e, consequentemente, não têm tanta divulgação.

Por isso, indicamos abaixo alguns títulos que foram aclamados pela crítica, mas que não receberam a atenção merecida pelas redes de cinema e pela maioria dos espectadores.

Estive em Lisboa e Lembrei de Você

Baseado na obra homônima de Luiz Ruffato, o filme nacional retrata a história de Sérgio, um brasileiro de Minas Gerais. Depois do fracasso de seu casamento com uma mulher que tem doenças mentais e de se ver em uma situação sem perspectiva de melhora, ele decide mudar-se para Lisboa. O longa, segundo o diretor português José Barahona, é sobre sonhos e decepções, já que o protagonista descobre que a vida não é fácil, não importa o lugar em que esteja.

White God

No filme húngaro, a pré-adolescente Lili vai morar com o pai, com quem não tem muita afinidade. No meio da mudança, ela ainda é obrigada a abrir mão de seu cachorro Hagen, proibido pela sociedade por ser mestiço. Nas ruas, ele luta pela sobrevivência em uma sociedade opressora, enquanto Lili tenta resgatá-lo.

Sob a direção de Kornél Mundruczó, ‘White God’ mostra uma verdadeira rebelião dos cachorros que, liderados por Hagen, tomam conta de Budapeste. A história, que não tem nada de fofinha, traz fortes críticas sociais – “Em vez das minorias, escolhi os animais como tema do filme”, explica o diretor.

whitegod

Truman

Ricardo Darín, um dos atores mais importantes do cinema argentino, estrela o longa, que narra o reencontro de dois amigos de infância, depois de muitos anos, conectados pelo cãozinho Truman. Trazendo temas como a solidão, o amor, a amizade e as despedidas, o filme emociona sem ser carregado de drama. As falas da dupla, que tem muita química, fazem rir com a mesma facilidade que fazem chorar.

Ida

Vencedor de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar de 2015, ‘Ida’ se passa na Polônia de 1962, onde a jovem órfã Anna vive criada por freiras. Para completar seus votos religiosos, ela precisa falar com sua família – é, então, que se encontra com Wanda, sua única parente viva.

Wanda revela a Anna que ela é, na verdade, judia e, a partir daí, as duas mulheres iniciam uma viagem para descobrir suas origens. Filmado em preto e branco, o filme confronta o passado da Polônia, marcado pelas consequências da Segunda Guerra Mundial.

ida

Relatos Selvagens

Também estrelado por Ricardo Darín, o longa argentino concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2015. Com um humor inteligente, ‘Relatos Selvagens’ conta seis histórias independentes, ligadas por um mesmo tema: a falta de civilidade em diferentes escalas e esferas da sociedade – desde uma traição amorosa até uma tragédia, que levam à selvageria e à violência nas grandes cidades.relatos

Tem mais sugestões? Compartilhe com a gente nos comentários! #playricardoalmeida


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *